Opala Comodoro 1984 – O Personalizado!
- Macchina Uno

- 3 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de fev.
O que dizer deste carro? Estava abandonado sob grossa camada de poeira em um galpão de sítio, tendo por companheiros as galinhas, cães e gatos. Já havia sido “transformado” uma vez, à base de muita fibra e massa. O objetivo inicial era criar uma réplica de um Pontiac, tanto é que ele tinha 4 faróis redondos na frente e 4 lanternas traseiras.
Entretanto, em algum ponto o proprietário resolveu recolocar a frente e a traseira do Opala de volta, e foi assim que ele chegou para nós. Com um motor 6 cil 4100 cc. à álcool, mas com a elétrica totalmente danificada, ele não funcionava. Estofaria, painel, freios, tudo precisava ser refeito. As portas também estavam “ocas”, e nos deu muito trabalho procurar todas as peças necessárias para fazer funcionar travas e vidros. Quem conhece sabe que no Opala duas portas isso não é fácil.
Olhando para ele vê-se que o capô dianteiro foi recuado, formando um painel frontal largo e inteiriço com os pára-lamas dianteiros. Com isso a grelha de ventilação foi eliminada e foi preciso criar aletas no capô para que os limpadores de pára-brisa pudessem funcionar. Os pára-choques também foram feitos inteiriços de fibra sobre os originais, e a curvatura dos pára-lamas foi modificada para acompanhá-los.
O pára-choque traseiro também é inteiriço e muito longo. Ambos estavam muito danificados e foi preciso reforçar toda a estrutura para conseguir dar a resistência necessária para não racharem novamente, até porque são peças pesadíssimas.
Note-se que toda a coluna traseira, desde o topo, foi modificada para permitir que o pára-lamas traseiro fizesse aquela curva e toda a traseira subisse, inclusive a tampa do porta-malas. Tudo isso era feito em fibra, numa camada de mais de 5 cm. Tudo foi retirado e feito em chapa curvada, o que demandou um bom tempo de funilaria. Entre o pára-lamas e a tampa originais até a superfície atual agora temos então um espaço vazio, uma “caixa de ar”.
Tivemos grande dificuldade em conseguir comandos, consoles, máquinas de vidro, peças da ventilação etc. originais. O painel foi colocado novo da ODG e a elétrica toda refeita. Instalamos mais alguns relógios e seus sensores, refizemos a estofaria. Enfim, foi um projeto difícil e demorado mas que resultou em um veículo no mínimo interessante.
Julguem por vocês mesmos!



































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